Dicas pra tirar o mofo dos sapatos

Sou só eu que to sofrendo com mofo nesse inverno? Que coisa, parece que tudo no mundo resolveu mofar! Bom, a explicação é que estamos virando sapos e o clima tá úmido e gelado mesmo.

Eu tenho encontrado pelo menos um sapato meu com princípio de mofo todos os dias. E olha que eu uso araras e sapateiras abertas em vez de armários – todo meu closet fica em “espaço aberto”. Só que a coisa tá tão feia aqui em CWB que as paredes de um lado inteiro do meu prédio estão mofando e – adivinha – claro que é a parede onde está minha sapateira.

Por causa disso já pedi socorro pra mamãe, pra amigas e pra todo mundo de bom coração que saiba alguma mandinguinha anti-mofo. Então, se você tá com o mesmo problema, anota as dicas que eu reuni aí:

#1 Nada de guardar o sapato logo depois de usar: quando chegar em casa, tira o sapatinho e coloca pra arejar na lavanderia. Isso tira a umidade e calor que ele acumula dos nossos pés – coisas que podem virar uma festa pro mofo, né?

#2 Giz neles! Sabe giz de quadro negro? Daqueles de professora? Então, eles são tão secos que absorvem toda a umidade ao redor deles. Por isso é bem bacaninha deixar um punhado dentro do seu armário, nas caixas de sapato, nas gavetas…

#3 Se tudo der errado, vinagre soluciona: Sempre ouvi falar do vinagre, mas não sabia proporção ou como usá-lo pra evitar mofo. Meu amigo Alê Guiss me disse que usou uma solução de 1:1 no seu armário pra retirar o mofo e funcionou. É só aplicar um pano embebido em água com vinagre pra remover o mofo e o ambiente fica blindado por um tempo.

Eu já tinha uma sapateirinha aberta, como já disse. Mas como a situação tá preta, fui pesquisar uma forma bonita de deixar os sapatos na parte ensolarada do quarto sem enjacuzá-lo demais. Achei essas inspirações:

Gracinha, hein? Minha versão não ficou lá a cara da riqueza, mas Anakin achou bafo:

Be Sociable, Share!

15 comentários a “Dicas pra tirar o mofo dos sapatos

  1. Rafaela

    utilidade pública esse post Debs.
    Meus sapatos, tadinhos, já estão todos verdes no armário.
    Sempre faço a dica #1 e #3, e já dá uma boa ajuda.
    Acho essa maneira de dispor os calçados super fofa e decorativa, mas meu quarto não tem espaço pra isso =\
    Por isso vou começar a usar o giz, pra ver se dá mais uma ajudinha.
    ;)

    beijokas

    Responder
  2. Rejane Alves

    Adorei essas dicas, eu improvisei um armário, como moro com meus pais e nada la é meu tenho que me virar como posso, mas minha intenção é deixar roupas e calçados em araras.
    Gostei da dica do giz e do improviso para sapatos.
    Boa Semana
    Beijos

    Responder
    1. debs Autor do artigo

      Rê, minhas roupas ficam todas em araras e agora com saquinhos de giz pendurados entre algumas delas. Minha sapateira já era aberta e agora tem a escada também. É a melhor coisa!

      Responder
    1. debs Autor do artigo

      Nathy, meu livro favorito desde a época da faculdade. Serio, te acho uma heroína por ter esse diploma de Letras na mão porque eu só sofri por lá – exceto por aprender a amar esse livro dum jeito inexplicável! Beijão!

      Responder
  3. Ana Paula

    Isso tá acontecendo com as minhas bolsas e umas japonas! Já coloquei em prática as dicas do vinagre e do giz! Meu quarto é planejado, já tinha tudo quando eu me mudei, então é meio complicado e chato de fazer modificações nos móveis sabe? Mas to considerando tirar as portas e colocar com tachinhas uma chita, ou uma cortina de box divertida, que se acha? Beijo!

    Responder
    1. debs Autor do artigo

      aí, eu acho que fica bem legal, ana. eu tinha uns exemplos disso aqui pra te mandar que guardei quando pensei em fazer o mesmo pra fechar uma espécie de closet no meu quarto (tenho araras). vou procurar mais pra te mandar! ai, adorei a ideia!

      Responder
  4. Adrina

    Pela primeira vez na minha vida curitibana achei mofo nos calçados. Isso porque eu morava em um apartamento ensolarado e mudei para uma casa que só não é mais úmida que um brejo. Tentarei a dica do vinagre, já uso aqueles pontinhos anti mofo que tem nos mercados mas não estão dando conta!

    Responder
  5. Debora Mello Vianna

    Para passar nos sapatos e sandálias, uso a mistura com vinagre????? Meu armario fica em baixo da piscina do meu apartamento, deixo ele aberto, limpo sempre, mas agora no inverno ta demais!!! E olha que esvaziei a piscina…. de nada adiantou.
    O que eu faço com meus sapatos cheios de bolinha verdes??? Minhas roupas, meus casacos???? Desespero total!!!!!! E olha que meu quarto pega sol o dia inteiro!!!!!!

    Responder
  6. jackeline

    Oiiii… adorei as dicas, mais estou com duvidas e medo de estragar meus sapatos.

    Nunca tinha visto um sapato mofado rs, eu mudei e precisei deixar eles um tempo em um espaço guardados, onde era mto úmido e alguns pegaram mofo. O mofo estraga??? Gostaria de saber uma forma de limpa-los. Passeo mano para tirar, porém ainda ficou um cheiro forte, sera que sai???

    Responder
    1. Debs Autor do artigo

      Oi, Jackeline, tudo bem? Então, o mofo estraga super, tem que tomar cuidado sim. Sobre o cheiro, deixa no sol que passa. Se não sair, água com um tico de amaciante num paninho super resolve. Beijoca!

      Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>